Veja 10 filmes sobre feminismo para comemorar o Dia da Mulher

8 de março de 2017

Data é comemorada nesta quarta-feira, 8 de março. Lista de longas tem histórias reais, dramas políticos e lutas contra o preconceito.

10 filmes sobre o feminismo para assistir no Dia Internacional da Mulher (Foto: Reprodução)10 filmes sobre o feminismo para assistir no Dia Internacional da Mulher









Para vocês uma seleção de dez filmes - entre histórias reais, dramas políticos e lutas contra o preconceito - que mostram a   importância do feminismo. Confira!
  •  
A Dama de Ferro (Foto: Reprodução)A Dama de Ferro ("Iron Lady", em inglês)
'A Dama de Ferro', de Phyllida Lloyd | 2012: O filme é a biografia de Margaret Tatcher, a primeira - e, até hoje, única - mulher a ocupar o posto de primeiro-ministro do Reino Unido.
Interpretada por Meryl Streep, que ganhou o Oscar pelo papel, o longa retrata as dificuldades e os preconceitos que Tatcher sofreu para chegar ao cargo e as complicadas decisões políticas e financeiras que precisou tomar em um ambiente altamente patriarcal. Apesar de todos os obstáculos, a política ficou 11 anos no cargo, tornando-se a primeira-ministra a permanecer mais tempo no poder durante o século 20.
A Cor Púrpura (Foto: Reprodução)A Cor Púrpura ("The Color Purple", em inglês)
'A Cor Púrpura', de Steven Spielberg | 1985: Relata a história de Celie, inicialmente com 14 anos, durante 40 anos de sua vida. Em sua juventude, era violentada pelo pai, chegando a dar à luz duas crianças antes de se tornar estéril. A personagem vive um drama no qual é separada dos filhos, além de ser tratada de forma ambígua – como escrava e companheira.
Ela compartilha seu sofrimento em cartas e, com tempo, se revolta com sua situação – em uma época em que as mulheres negras eram consideradas cidadãs de segunda classe – e toma consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece. Oprah Winfrey, Whoopi Goldberg e Danny Glover estão no elenco.
Thelma & Louise (Foto: Reprodução)Thelma & Louise ("Thelma & Louise", em inglês)
'Thelma & Louise', de Ridley Scott | 1991: Um clássico do cinema. Dirigido por Ridley Scott e escrito pela cineasta Callie Khouri, o filme mostra a história das amigas Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon), que deixam suas vidas antigas para trás e põem o pé na estrada, encontrando todo os tipos de sexismo possíveis ao longo de sua jornada.
'Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento', de Steven Soderbergh | 2000: Dramatização da história real de Erin Brockovich (Julia Roberts), que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E) ao descobrir que a água de uma cidade no deserto estava sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes.
Livre (Foto: Reprodução)Livre ("Wild", em inglês)
'Livre', de Jean-Marc Valléé | 2014: Perder a mãe, superar um divórcio e vencer o vício das drogas são ótimos ingredientes para descrever alguém que tem coragem de encarar de frente os problemas.
Em "Livre", Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investe em um novo recomeço em meio à natureza. Em busca de sua identidade e de um sentido para a vida, ela viaja 4.200 quilômetros por toda a costa oeste dos EUA, da fronteira do México até o Canadá.
Azul É A Cor Mais Quente (Foto: Reprodução)Azul É A Cor Mais Quente ("La Vie d'Adèle -
Chapitres 1 & 2", em francês)
'Azul É a Cor Mais Quente', de Abdellatif Kechiche | 2013: A passagem da adolescência para o dia a dia adulto é um momento difícil de viver e ainda mais difícil de explicar. Por isso, são poucos os filmes que realmente se arriscam em traçar este caminho. Protagonizado por Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos, o longa retrata assuntos como a sexualidade entre duas mulheres e a luta contra o preconceito da sociedade.
'Tudo Sobre Minha Mãe', de Pedro Almodóvar | 1999: Com direção de Almodóvar, o filme lida com temas complexos como AIDS, transativismo, identidade sexual, religião, existencialismo e fé, enquanto conta a jornada de Manuela (Cecilia Roth), que após a morte acidental do filho retorna a Barcelona para contar a tragédia ao pai do menino. Em seu caminho, ela encontra sentido para sua solidão por meio de uma série de mulheres com quem vai conviver.
Terra Fria (Foto: Reprodução)Terra Fria ("North Country", em inglês)





'Terra Fria', de Niki Caro | 2005: Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron), mãe solteira e com dois filhos para sustentar, é contratada pelas minas de ferro de Minnesota, que sustentam a cidade há gerações. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. O filme se baseia no caso real de Eveleth Mines, que moveu o primeiro processo bem-sucedido de assédio sexual julgado nos Estados Unidos.
Histórias Cruzadas (Foto: Reprodução )Histórias Cruzadas ("The Help", em inglês)
'Histórias Cruzadas', de Tate Taylor | 2011: Foca nas histórias de mulheres afrodescendentes nos Estados Unidos na década de 1960, as quais tinham que abandonar suas famílias para servir a elite branca local. No filme, uma das mulheres da elite as entrevista para mostrar ao mundo suas histórias. Protagonizado por Viola Davis, Octavia Spencer, Emma Stone e Bryce Dallas Howard.
'As Sufragistas', de Sarah Gavron | 2015: Conta o movimento feminista do início do século XX na Inglaterra, quando as mulheres estavam lutando para conseguir seus direitos de voto e melhores condições de vida. O movimento ficou conhecido como sufragista e conquistou vários direitos femininos. Estrelado por Helena Bonham Carter, Carey Mulligan e Meryl Streep.
  •  
As Sufragistas (Foto: Reprodução / As Sufragistas)As Sufragistas ("Suffragette", em inglês)
Fonte: EGO

    0 comentários:

    Postar um comentário