FIQUE COM UM SORRISO DE ARTISTA

12 de agosto de 2017

Qual a diferença entre faceta em porcelana e lente de contato dental?


Nos dias atuais é cada vez mais comum as pessoas me procurarem no consultório em Florianópolis tratamento estético com facetas em porcelana ou lentes de contato dentais,  para os seus dentes da frente. 
Qual a diferença entre as duas?

É simples, a faceta precisa desgastar o dente e a lente o desgaste é muito pequeno.

Para que serve a lente?

A lente é para pequenas correções, como fechamento de espaços, aumento do comprimento, largura, arredondamento de ângulos. É tão fina que parece transparente, pois isso ganhou o nome de lente de contato dental. 




Para que serve a faceta dental?

Nos casos em que há comprometimento de cor, ou manchamentos, ou dente girado, ou desalinhado, há necessidade de desgaste do esmalte. 
Por exemplo, em um dente que escureceu pelo tratamento de canal, é preciso desgastar o esmalte para dar espessura para a porcelana esconder a cor escura. 
Nesse caso a lente de contato não funcionaria. 
Nos casos de dentes desalinhados é possível corrigir o desalinhamento, colando uma lâmina cerâmica sobre ele. 
E estética é inigualável. 


 
Como fica a estética do sorriso com a faceta ou lente?


Se o objetivo é a transformação do sorriso, o resultado total só é possível se trabalhar todos os dentes que aparecem quando você sorri. É impressionante a transformação. E nesse caso, um estudo bem detalhado com o Planejamento Digital do Sorriso, é fundamental. 

Qual a durabilidade das lentes dentais ou facetas dentais, já que são materiais com pouca espessura?

Vamos por uma analogia. Imagine como é fixado o laminado em porcelanato no piso, na construção civil. A lâmina do porcelanato é bem fina se comparado com o contra-piso não é? Mas se o contra-piso estiver totalmente regular e sólido e a lâmina ficar totalmente apoiada sobre ele, não existe a chance de quebrar. A não ser que sofra algum impacto altamente forte. 
A lâmina de porcelana funciona assim também. Porém, é claro, que nas áreas incisais é necessário um cuidado com hábitos nocivos, como morder tampa de caneta, prego, parafuso, tampa de garrafa, milho de pipoca, etc.  





Outra questão bem importante é saber como podem ficar naturais e bonitas as facetas ou lentes de contato?

O planejamento aqui é fundamental. E para isso contamos com uma nova técnica para não errar na escolha do tamanho e forma dos novos dentes. Chamamos a nova técnica de Planejamento Digital do Sorriso.

Haveria vantagens para os dentes que recebem a faceta ou lente de contato dental, além da estética?

Sim, há outra vantagem. É mais do que simplesmente ter um sorriso bonito e harmônico. Os dentes que recebem a faceta laminada tem uma resistência maior contra fraturas e trincas. Inclusive quando temos uma situação de dente com restauração, pode-se trocar essa restauração e facetar esse elemento para impedir que o mesmo frature. 



Dentes com trincas também são fortes candidatos para as facetas.
As trincas são situações desconfortáveis, pois são visíveis em alguns tipos de ambientes. E também podem receber o tratamento com facetas. 


Ainda com dúvidas? Marque uma consulta de avaliação e podemos discutir melhor as opções. Pois tem muitas situações que a faceta não é o melhor tratamento é sim a coroa livre de metal. 






0 comentários:

Postar um comentário