Como a Nutrição Adequada Você Pode Prevenir o Câncer

19 de outubro de 2017

Todos sabemos que uma das poucas maneiras de tentar eliminar o câncer é a quimioterapia. Também sabemos dos efeitos devastadores tanto da doença como dos seus tratamentos, que nem sempre funcionam. A boa notícia é que a Universidade Johns Hopkins, uma das maiores instituições de pesquisa do mundo, informou que existem formas alternativas de combater e principalmente prevenir essa doença, com algumas mudanças pequenas - mas importantíssimas - na nossa dieta e dia-a-dia.


1. Uma forma eficaz de combater o câncer é matar as células cancerígenas de fome, não alimentando-as com as substâncias que elas precisam para se multiplicarem.
Uma Nutrição Adequada Pode Prevenir o Câncer
As células cancerígenas se alimentam de:
  • Substitutos do açúcar, como todos os adoçantes feitos à base de aspartame. Um substituto natural melhor seria mel ou melado, mas em quantidades muito pequenas. O sal de cozinha tem um produto químico adicionado para torná-lo branco. Uma boa alternativa é o sal marinho.
  • Leite. O leite faz o corpo produzir muco, especialmente no trato gastro-intestinal, e o câncer se alimenta desse muco. Portanto, sempre que possível, substitua o leite de vaca por leite de soja não-adoçado.
  • Carne vermelha. Células cancerígenas prosperam em um ambiente ácido. Uma dieta à base de carne vermelha é ácida, portanto é melhor comer peixe e carne de frango. A carne também pode conter antibióticos que foram administrados ao gado, bem como hormônios de crescimento e parasitas que são muito prejudiciais, especialmente para pessoas com câncer. Procure sempre comer orgânicos. 
  • Café, chocolate e chás que têm alto teor de cafeína. Chá verde é uma alternativa melhor, pois tem propriedades de combate ao câncer. Quanto à água, é melhor beber água purificada, ou filtrada, para evitar toxinas e metais pesados contidos na água da torneira. A água destilada é ácida e precisa ser alcalinizada para ser consumida. Uma forma natural de alcalinizar a água é adicionar suco de limão a ela, pois limões são frutas alcalinas. 
Também vale notar que uma dieta feita com 80% de vegetais frescos, grãos integrais, sementes, castanhas e frutas ajuda a tornar o corpo um ambiente alcalino. Cerca de 20% disso pode ser de legumes cozidos, como o feijão, mas sucos de vegetais e frutas feitos na hora fornecem enzimas vivas, que são facilmente absorvidas e chegam ao nível das células em 15 minutos, nutrindo e mantendo o organismo saudável. O problema é que essas enzimas são destruídas em uma temperatura de 40 graus, por isso a importância de consumir frutas e vegetais também crus ou em forma de sucos, duas ou três vezes por dia.
Uma Nutrição Adequada Pode Prevenir o Câncer
2. A proteína da carne é de difícil digestão e requer muitas enzimas digestivas. A carne não digerida que permanece nos intestinos se decompõe e acumula ainda mais toxinas. As paredes das células cancerígenas têm superfícies duras formadas por proteínas. A abstenção ou redução do consumo de carne liberam mais enzimas para atacar essas paredes celulares e permitem que o próprio corpo mate as células cancerígenas.
3. Alguns suplementos ajudam a construir e manter o sistema imunológico, tais como chás desintoxicantes, anti-oxidantes, ômega-3, vitaminas e sais minerais. Eles auxiliam o organismo a fabricar resistências que exterminam as células cancerígenas. Outros suplementos, como vitamina E, são conhecidos por causar apoptose, ou morte celular programada, que é a forma como o corpo se descarta das células defeituosas e desnecessárias.
4. Células cancerígenas não sobrevivem em um ambiente oxigenado. Exercícios diários e respiração profunda ajudam a conduzir mais oxigênio ao nível celular. Oxigenoterapia é outro meio empregado para destruir o câncer.
15. Você também deve ter alguns cuidados com o preparo dos seus alimentos:
  • Não use recipientes de plástico no forno de micro-ondas.
  • Não coloque garrafas de água no congelador e não as reutilize.
  • Não use plástico-filme no micro-ondas.
A Universidade Johns Hopkins também publicou recentemente um boletim com as informações acima. Substâncias químicas como a dioxina liberada pelo plástico causam câncer, especialmente câncer de mama. As dioxinas são altamente venenosas para as células do nosso corpo.
Recentemente, o Dr. Edward Fujimoto, coordenador do programa de bem-estar do hospital Castle, nos EUA, compareceu a um programa de TV para explicar este risco para a saúde. Ele falou sobre as dioxinas e como elas são ruins para nós. Ele disse que nós não devemos aquecer nossas refeições no forno de micro-ondas usando recipientes plásticos e isso aplica-se especialmente aos alimentos que contêm gordura. Ele disse que a combinação de gordura, calor alto e plásticos libera dioxinas para os alimentos, que vão parar nas células do corpo. Em vez disso, ele recomenda usar recipientes de vidro ou cerâmicos para aquecer a comida. Os resultados são os mesmos, só que sem a dioxina.
Uma Nutrição Adequada Pode Prevenir o Câncer
Além disso, alimentos como lanches rápidos, congelados, massas e sopas instantâneas, etc., devem ser removidos do recipiente onde vêm e aquecidos em outra vasilha. Não é que papel seja ruim, mas não se sabe quais substâncias estão nele. 
O mais seguro é usar vidro temperado. Ele nos lembrou que a maioria das redes de lanchonetes no mundo substituíram os recipientes de isopor por outros de papelão. O problema da dioxina foi uma das razões dessa mudança.
Além disso, ele ressaltou que filmes plásticos são muito perigosos quando colocados sobre os alimentos a serem cozidos no micro-ondas. A comida é alterada em suas moléculas, e o elevado calor faz com que toxinas venenosas do envoltório plástico derretam e gotejem sobre o alimento. A melhor solução é cobrir alimentos com uma toalha de papel.

0 comentários:

Postar um comentário