Magia de Domingo - As 10 estruturas mais altas do mundo

2 de março de 2014

Existem várias estruturas de arquitetura magníficas espalhadas pelo mundo que são autênticas obras de arte arquitetônicas. Trata-se de edificações históricas impressionantes que batem todos os recordes e marcam o seu espaço no tempo.  

1. Burj Khalifa – Dubai, Emirados Árabes Unidos


O Burj Khalifa, anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céus que está localizado no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele apresenta 828 metros de altura e é a estrutura mais alta do mundo a ser edificada pelo homem.
O Burj Khalifa é um ícone arquitetônico mundial que dispõe de 160 andares, cerca de 1000 apartamentos, escritórios e um hotel de luxo. Ele encontra-se entre o deserto e o mar e é visível até uma distância de 95 km.

2. Piscina do Ritz-Carlton – Hong Kong,China


O Ritz-Carlton Hong Kong demorou 10 anos a ser construído e foi inaugurado em março de 2011. Ele apresenta uma estrutura de 312 suites de luxo, onde cada uma delas tem cerca 530 metros quadrados e mais de 20 salões para convenções e eventos. O lobby do hotel encontra-se no 102º andar e termina no 118º (cobertura com paredes de vidro), onde está localizado o Ozone bar.
A piscina do Ritz-Carlton de Hong Kong é um dos empreendimentos mais luxuosos e extravagantes do mundo. e está situada no 118º andar. Esta unidade hoteleira está situada no topo do International Commerce Centre (ICC), na cidade de Hong Kong, China e é um edifício que tem cerca de 500 metros de altura. 


3. Abraj Al Bait Towers – Meca, Arábia Saudita


O Abraj Al Bait Towers são um conjunto de arranha-céus que se encontram na cidade de Meca, na Arábia Saudita. Este empreendimento tem 7 torres que estão agrupadas num único edifício, sendo que a mais alta, a torre do hotel, tem 601 metros de altura.  

4- Singapore Flyer - Singapura  

A Singapore Flyer é uma roda-gigante de observação que está localizada na cidade de Singapura. A sua construção iniciou-se em setembro de 2005 e foi inaugurada em abril de 2008. Apresenta uma área de 33,700 metros quadrados, atinge 42 andares de altura e oferece uma altura total de 165 metros. A Flyer é 5 metros mais alta do que a Estrela de Nanchang, na China, e tem 30 metros a mais que a London Eye, em Inglaterra. 


5. Torres Petronas – Kuala Lumpur, Malásia


As Torres Petronas, também conhecidas como Petronas Twin Towers, são dois arranha-céus que foram construídos na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. As torres foram concluídas em 1998, têm 88 andares.
Também é de realçar que as duas torres têm um passadiço a meia altura que as une, o que demonstra a sua resistência.


6- Taipei 101 - Taipé, República da China


O Taipei 101 é um arranha-céus de 101 andares, que se encontra na cidade de Taipé, na República da China. O edifício tem 509 metros de altura, foi projetado por C.Y. Lee e construído pela KTRT Joint Venture.

O Taipei 101 combina a tradição e a modernidade da cultura asiática e internacional num único projeto.

7. Torre Willis – Chicago, Estados Unidos da América

A Torre Willis, anteriormente conhecida como Sears Tower, é um arranha-céus que se encontra na cidade de Chicago, nos EUA. Este edifício de 527 metros de altura já foi considerado a estrutura mais alta do mundo entre 1974 e 1998, sendo superado pelas Torres Petronas, em Kuala Lumpur, na Malásia.

 O edifício conta com 108 andares e foi renomeado em 2009, quando um corretor de seguros, com sede em Londres, comprou os seus direitos.
Na foto, meu filho Ian, que na época (2012) cursava faculdade em Lake Forest, cidade bem próxima de Chicago. 

8. Torre Eiffel – Paris, França
































 
 A Torre Eiffel é um dos ícones da arquitetura mundial e uma das estruturas mais conhecidas no mundo. Trata-se de uma torre treliça de ferro com 324 metros de altura que se encontra no Champ de Mars, na cidade de Paris, França.

 A torre tem três níveis para os visitantes mas, atualmente, só é permitido ir até ao segundo nível. Este monumento é, sem dúvida, um dos símbolos mais significativos da cidade de Paris e de França.
Foto de dezembro de 2010, quando fui a Paris para passar o réveillon. 


9. Pirâmide de Quéops, Egipto


A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, foi construída para ser o túmulo do Faraó Quéops da quarta dinastia. Trata-se de uma das criações mais espetaculares da arquitetura e encontra-se localizada em Gizé, no Egipto. 
A sua altura original era de 146,60 metros de altura mas, atualmente, tem 137.16 metros, pois falta parte do seu topo e revestimento.
Para a construção deste monumento, estima-se ter sido usada a força de trabalho de cerca de 100 mil pessoas ao longo de 20 anos. 


10. Mesquita Hassan II – Casablanca, Marrocos

A Mesquita Hassan II é uma mesquita da cidade de Casablanca, em Marrocos. Trata-se do templo com o minarete mais alto do mundo (210 metros de altura) e pode ser visto a vários quilômetros de distância.
 Metade da Mesquita encontra-se sobre o Oceano Atlântico e parte do chão do edifício é feito em vidro para que os fiéis se possam ajoelhar e orar diretamente sobre o mar.
O minarete da Mesquita Hassan II é a estrutura mais alta de Marrocos e à noite emite um feixe de laser em direção a Meca, para apontar o caminho para Deus.

Estruturas maravilhosas para aprimorar seus conhecimentos e  aguçar sua curiosidade. Fantásticas não acham?

0 comentários:

Postar um comentário