Essa história começou quando a canadense Katherine se deparou com o cabelo lindo, brilhante e sedoso de uma amiga. Curiosa para saber o que ela tinha feito, a moça, que não é boba nem nada, perguntou qual foi o xampu usado para ter cabelos tão bonitos.
A resposta foi um baque: "deixei de usar xampu!"
Vendo que outras amigas também estavam aderindo à "moda", a editora do seu trabalho propôs o desafio do "sem xampu por um mês". Katherine não deveria usar xampu nem condicionador e só poderia lavar o cabelo com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio. A partir daí, Katherine passou a lavar o cabelo a cada 4 ou 5 dias.
Já se passou um ano e meio desde que a editora de Katherine lançou o desafio. Naquela ocasião, a desafiada achou que, se o cabelo ficasse uma droga (ela estava esperando por isso), um gorrinho ajudaria a esconder o desastre.
Ao final de um mês, Katherine comparou o antes e o depois e amou o resultado. Tanto é que decidiu que nunca mais voltaria a usar xampu!
Há 18 meses ela só lava o cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.
"Meu cabelo só tem melhorado com o passar do tempo. Só uma vez, quando viajei para o Brasil, que voltei a usar xampu porque tive a curiosidade de ver como se comportaria meu cabelo depois de ter ficado tanto tempo sem usar o produto."
No entanto, essa experiência não foi positiva. Katherine logo notou que seus fios começaram a ficar opacos novamente. Ao retornar para o Canadá, voltou a usar o bicarbonato e o vinagre.
O que ocorre é que o bicarbonato de sódio age para remover a gordura dos fios oleosos. No entanto, como seu pH é alcalino, ele acaba abrindo as escamas dos fios. Aí que entra o vinagre com o seu pH ácido que ajuda a fechar as cutículas e manter os fios sedosos e brilhantes.
De acordo com Katherine, além de o método ser bem mais econômico que o xampu, os resultados são bem mais eficazes. Ela dá as dicas:
  • 1. Use 1 ou 2 colheres de bicarbonato de sódio, dependendo do comprimento do seu cabelo;
  • 2. Dissolva o bicarbonato em um jarro de água fria (500 ml) e espalhe pelos cabelos, massageando. A regra é espalhar por todo o couro cabeludo;
  • 3. Enxágue com água e, em seguida, faça o mesmo com o vinagre de maçã. 1 a 2 colheres dissolvidas em água morna. Depeje tudo na sua cabeça.

E aí, gostou? Então deixe um comentário...