Etiqueta: é bom aprender

19 de agosto de 2016



"Mas pra quê tantos talheres?"                                                                                                                                    

Acontece com todo mundo!
Almoço de trabalho, jantar romântico ou simplesmente vontade de fazer um jantarzinho especial em casa... sempre chega a hora crucial em que a grande dúvida aparece: Como arrumar a mesa.
Eu sempre fico perdidinha quando vou à um restaurante mais chiquetê e eles têm 3 garfos de um lado, 3 facas de outro e 3 taças de tamanhos diferentes. 
Para acabar com a dúvida, resolvi fazer uma pesquisa e entender de uma vez por todas como é que isso funciona. Descobri finalmente que é tudo uma questão de logica! Não precisamos ter medo!

A regra de etiqueta (quem inventou isso???) é que utilizamos o garfo com a mão esquerda, faca e colher com a direita, por isso os garfos sempre ficam à esquerda do prato e as facas e colher do lado direito (com a lâmina na direção do prato).



"Mas pra quê tantos talheres?"
Cada talher corresponde à um prato que sera servido. (Entrada + prato principal - sopa, peixe ou outra coisa + sobremesa...) 
Eles são colocados nessa posiçao pra "facilitar" o acesso na hora de comer. Os correspondentes ao primeiro prato são colocados no exterior e assim por diante.
As colherinhas e garfinhos pra sobremsa são colocados entre o prato e os copos, mas se eles não são insipensáveis na hora da refeição e serão usados somente no café ou sobremesa, é melhor trazê-los so quando eles forem ser utilizados.

Tá, mas e o garfo? 
Pra cima ou pra baixo?
O sentido dos garfos depende... dos seus garfos!
Na França, os talheres tradicionais têm um brasão gravado no lado de traz (exterior) do garfo e como a intensão é que eles sejam vistos, os garfos devem então ser colocados com as pontas pra baixo.
Já na Inglaterra, o costume é diferente: os brasões são gravados no interior do garfo, portanto, garfinhos com as pontinhas pra ciminha! :-)
Se o seu talher não tem brasão nem dentro nem fora, é você quem decide em que sentido as pontas vão ser colocadas. Pouco importa como você coloca, só não esqueça que TODOS os garfos devem ser colocados do mesmo jeito.

... continuando:



Copos taças e vinhos


É ai que a coisa complica! Aonde vai o vinho tinto, o vinho branco e a água? 

Não é por acaso que existe um copo pra cada coisa. Cada taça foi desenvolvida para que se possa apreciar da melhor maneira as bebidas indispensáveis à gastronomia ("àqueles que revelam os sabores secretos dos alimentos").
Para as refeições mais informais, normalmente coloca-se só 2 copos: um pra agua e um pro vinho, mas você pode um dia se deparar com CINCO copos à sua frente! Um pra cada tipo de bebida! (cruzem os dedos pra que isso não aconteça com você tao cedo)
Eles são colocados em ordem decrescente da esquerda pra direita: Um grande pra água, um médio pro vinho tinto e um menor pro vinho branco (normalmente eles são mais finos).
Aqui também a questão cultural influencia na posição dos utensilhos:
- Na frança os copos sao colocados acima dos pratos, em linha reta
- Na Ingalterra eles sao dispostos em diagonal, à direita dos convidados.

Cada vinho corresponde à um tipo de alimento. Os vinhos brancos combinam melhor com peixes e frutos do mar e os vinhos tintos combinam melhor com carnes e queijos. 
Atenção à nao deixar pingar nenhuma gota! Ainda mais em uma toalha mais branca que um sorriso colgate!

Guardanapos: Brincar de origami ou um retangulo é suficiente?
É você quem decide. Mas por favor, se o "evento" é formal, use guardanapos de TECIDO! Mesmo se você morrer pra tirar as manchas de gordura e vinho depois.

A disposição também é relax! Ou você os coloca em cima do prato, dentro de uma taça ou à direita, ao lado das facas.

Uma vez que a refeição começar, deixe seu guardanapo dobrado em dois e coloque-o gentilmente em suas pernas.

Vou continuar falando deste assunto em um próximo post, ok?



0 comentários:

Postar um comentário