Como fazer reconstrução capilar em casa

17 de novembro de 2016





A reconstrução capilar é uma técnica que consiste literalmente na reconstrução dos cabelos, renovando as camadas internas e criando uma espécie de selagem nas cutículas dos fios.

Isso faz com que eles fiquem mais protegidos dos danos externos, assim ganhando brilho, força e resistência. É um tratamento que age de dentro para fora, então, tem grande durabilidade e eficácia.

A reconstrução geralmente é feita em salão de beleza, mas também pode ser feita em casa. Recomenda-se fazer uma vez a cada 15 ou 30 dias, dependendo do estado do cabelo.
Os produtos utilizados no tratamento são ricos em queratina, proteínas, aminoácidos, silicones e agentes reconstrutores. Durante o processo, as cutículas dos fios vão sendo fechadas, deixando os cabelos mais alinhados, sedosos e brilhantes.

Como Fazer a Reconstrução Capilar em Casa

Ingredientes

1. Shampoo Antirresíduo

Com o tempo, a sujeira acumulada nos cabelos pode formar um tipo de barreira que impede que outros produtos penetrem e ajam nas madeixas. Então, para a reconstrução capilar, o uso do shampoo antirresíduo é essencial: seus ativos são capazes de abrir a escama do fio e limpar, tirando os resíduos.

2. Queratina

Quando o cabelo está quebradiço, poroso e elástico, certamente está faltando queratina. Sem ela, os fios ficam vulneráveis, pois as escamas superficiais se abrem, deixando a camada interna exposta, o que resulta na perda de água, nutrientes e de mais queratina. A queratina é o que garante força, elasticidade e resistência à fibra, é como se reconstruísse o fio. Ela impermeabiliza e protege o cabelo de certas agressões, como o contato com água do mar, água quente, cloro, alisamentos, colorações e mechas em excesso.

3. Ampola e Máscara Reconstrutora

As ampolas reconstrutoras contêm proteínas e queratina que restauram profundamente, fortalecem a estrutura interna dos fios, recupera a elasticidade e repõe o que o cabelo perdeu nos processos químicos. As ampolas são mais concentradas e mais eficientes, caso não tenha uma máscara reconstrutora, use a ampola.
A composição das máscaras reconstrutoras normalmente são: proteínas, aminoácidos e queratina. Essas máscaras hidratam, reconstroem e nutrem profundamente, restaurando e recuperando a vitalidade da fibra capilar. Confira o post sobre máscaras reconstrutoras.

4.Finalizador

O finalizador ajuda selar o cabelo. Ele protege o cabelo, repara as pontas, elimina os fios arrepiados e dá mais brilho, além disso ajuda selar a hidratação dentro do fio.

Aplicação

O processo pode durar entre 40 minutos e 1 hora, variando conforme o tamanho do cabelo.
  • Passo 1: Lave seus cabelos com o shampoo antirresíduo, ou faça uma limpeza profunda para deixar os fios e couro cabeludo bem limpos e  enxágue bem.
  • Passo 2: Retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha.
  • Passo 3: Aplique a queratina nos fios e deixe agir por 10 minutos ou conforme a orientação no rótulo do produto que você escolheu.
  • Passo 4: Enxágue os cabelos até retirar totalmente o produto dos fios. Novamente retire o excesso de água com uma tolha.
  • Passo 5: Aplique a mistura da máscara reconstrutora, juntamente com a ampola. Passe em toda a extensão dos cabelos. Coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.
  • Passo 6: Finalize com um silicone, ou um leave-in com silicone.
Obs: É claro que o resultado não fica tão espetacular como quando você faz em salão de beleza, mas fazendo em casa é uma opção de tratamento barata e também muito eficaz para melhorar a textura dos fios.

0 comentários:

Postar um comentário