Queda de cabelo: veja os alimentos que ajudam a prevenir

“Quer que eu dê uma disfarçada na careca?” Pronto. Era tudo o que um homem não queria ouvir do barbeiro. Parece que toda virilidade, masculinidade ou qualquer outro adjetivo que reforce seu lado “machão” vai pelo ralo com seus fios de cabelos
.
.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cabelo, a calvície atinge 42 milhões de brasileiros e brasileiras. Mas afeta, em especial, os homens. Segundo Leticia Bertazzi, tricologista médica e membro da Sociedade Brasileira do Cabelo, a queda de cabelos nos homens se deve principalmente à genética. “A alopecia androgenética [calvície masculina] é causada por uma quantidade excessiva de hormônios masculinos, os andrógenos”, comenta. A médica ainda ressalta que essa calvície genética pode chegar por volta dos 18 anos.
Gradativamente, o crescimento dos fios de cabelo diminui de ritmo e o ciclo da vida é reduzido para um ano, enquanto o normal é de três ou quatro anos. “O folículo capilar localiza-se mais superficialmente na derme e começa a atrofiar. Por consequência, os cabelos ficam mais finos e começam a regredir ao longo das têmporas, na testa e no topo da cabeça”, explica Letícia.
Causas da queda de cabelo masculino
Segundo a especialista, existem também outros fatores que podem causar a queda de cabelo. sobretudo em homens.

Queda de cabelo: tratamento
Cada caso é um caso. O melhor é sempre procurar um médico ou dermatologista para ver qual a real razão e o tratamento adequado. “Há diferentes tratamentos para queda de cabelos, como shampoos, loções e séruns específicos”, explica Letícia, que ressalta que, dependendo do caso, poderá ser feito o uso de medicamentos orais e até técnicas com laser associados à mesoterapia, em que os cabelos engrossam e aumentam.
Alimentos contra queda de cabelo
Sabia que sua alimentação pode interferir na queda ou não dos seus cabelos? Isso mesmo! Os alimentos podem ser excelentes aliados no tratamento e prevenção da calvície. “Vitaminas do complexo B, vitamina A, zinco, ferro e proteínas não podem faltar na dieta de quem quer evitar a queda de cabelos”, diz a nutricionista Thainá Queiroz.
Queda de cabelo: alimentos que ajudam a evitar a calvície

Esses alimentos ajudam a prevenir a queda de cabelos em geral, mas também existem opções que podem auxiliar na queda de cabelo androgenética, como o óleo de coco. “Alguns especialistas indicam o óleo de coco, já que ele pode inibir a 5 alfa-redutase, uma enzima que converte a testosterona em DHT (dihidrotestosterona), responsável pela queda de cabelo”, explica a nutricionista Carolina Arbache. Além de ser acessível e fácil de encontrar, o óleo de coco pode ser utilizado de duas formas: no preparo de refeições e direto no cabelo, massageando os fios e o couro cabeludo [nesse caso, em seguida é preciso lavar bem com shampoo para não ficar nenhum resíduo]. “O óleo de coco é antifúngico e ajuda a reduzir caspa, o que é bem comum para quem tem problema de calvície”, explica Carolina.
Inimigos do cabelo
Evite bebidas alcoólicas e fumo. O álcool e o cigarro produzem radicais livres, que favorecem a inflamação em certos tecidos, como o couro cabeludo, o que contribui para a queda de cabelo.
0 comentários:
Postar um comentário