Calça Clochard: a tendência que você precisa conhecer

1 de setembro de 2018

Origem da calça clochard

A palavra clochard significa mendigo em francês, sendo justamente essa a origem da famosa calça. Os mendigos franceses passeavam a beira do Rio Sena usando calças muito maiores que a sua numeração, suspendendo-as o máximo e as prendendo com um cinto. Desta maneira, as calças ficavam com a cintura bem alta, com formação de pregas na altura do cós e com um volume folgado nos quadris e descia afunilando nas pernas.
Daí foi um pulo para os estilistas da época se inspirar e inovarem em cima das calças dos mendigos. Inicialmente a calça clochard era usada somente pelos homens. Mas a partir dos anos 80, caiu nas graças das mulheres e a cada ano ganha mais inovações e novidades, com uma leitura cada vez mais elegante. Aliás, a calça clochard é uma peça extremamente clássica e que nunca sai de moda.

Quem pode usar a calça clochard?

O modelo de calça clochard é muito democrático e pode ser usado por mulheres com as mais diversas silhuetas. Além disso, este modelo de calça pode ser usado tanto para trabalhar, eventos e jantares mais formais, quanto para passeios e eventos mais descontraídos. Os tecidos mais usados para confeccioná-las são o linho, o moletom, jeans, o couro, Oxford e alfaiataria (tecido príncipe de Gales). Confira como usar a calça clochard e quais modelos escolher para cada tipo físico.

Mulheres mais baixas

As baixinhas podem apostar em um modelo comprido, combinado com sapatos que deixem o peito do pé à mostra, lenços curtos na altura do busto e cachecóis, sempre na vertical, que proporcionam um alongamento visual.
Calça Clochard

Mulheres altas

As mulheres altas que não se importam nem um pouco com isso, podem usar e abusar de qualquer comprimento. Mas aquelas que preferem encurtar um pouco a silhueta uma boa opção é a caça clochard midi, usada com camiseta para fora, ou um blazer longo.

Mulheres com pouco quadril

A calça clochard é ideal para mulheres com pouco quadril. O próprio modelo favorece o aumento visual do quadril por proporcionar mais volume na região. A escolha por calças com pernas bem afuniladas é a ideal.

Mulheres com muito quadril

A escolha por modelos que tenham pernas retas ameniza as proporções e confere mais harmonia às formas. A melhor dica é combinar a calça com blusa clara e cinto marcando a cintura caso a calça não tenha o cinto embutido.

Verão ou inverno: quando usar a calça clochard?

A calça clochard é democrática também com as estações do ano e pode ser usada durante o ano todo. Conheça alguns looks e inspire-se nessa nova tendência!

Primavera/Verão

As calças clochard confeccionadas em linho são excelentes para o verão. E para combinar com o calor, abuse de camisetas lisas de mangas curtas. Para compor o look, as rasteiras, sapatilhas e mesmo sandálias de salto alto tão um toque final.
Outra opção para o verão é combinar a calça com uma regata de tecido leve e modelo mais soltinho. Para o friozinho do final da tarde, nada melhor do que um blazer e a blusa por dentro da calça. Deixar a barra da calça dobrada é outra tendência bem forte para o verão. Os tênis, as rasteiras e as sandálias gladiadoras combinam muito bem com a barra dobrada.
Quer mais opções para os dias mais quentes? Que tal a combinação da calça clochard com blusas decote ombro a ombro? Complemente o look com sandálias de salto alto, mules ou rasteiras.
Os tops e as camisetas com cavas americanas usadas por dentro da calça é garantia de um look que não deixará ninguém sentir calor. Para compor o visual, os tênis e as rasteiras são ideais.
Calça Clochard

Outono/inverno

Para os dias com temperaturas mais amenas, a calça clochard com camisa social e sapatos scarpin são ideais. Aliás, trio perfeito para ser usado no trabalho, em almoços de negócios e reuniões. Escolha por bolsas maiores para compor o look. São perfeitas e conferem ares de executiva.
Já para os looks mais descontraídos, combine a calça com camisetas de algodão com mangas longas. As jaquetas para compor o visual podem ser de jeans, couro ou outro tecido mais pesado como as emborrachadas. Pode abusar dos tênis e das botas de cano curto para fechar o visual.
A calça clochard pode ser usada com cropped sem problemas para compor um look com muito estilo e charme. Os croppeds, assim como as blusas de gola e mangas longas, podem ser de tricô, lã ou malha e deixam o visual mais chique. A escolha por maxi casacos de tecidos mais pesados, coletes curtos ou compridos e blazers em veludo, além de proporcionarem em visual sofisticado e elegante, ainda protegem nos dias mais frios. Os sapatos mocassim e as botas de cano curto são perfeitos para completar o look.

Calça clochard: lisa, listrada, xadrez príncipe de Gales, ou xadrez? Como escolher?

A calça clochard tem um charme todo especial e já é a protagonista do look. Por esse motivo, a escolha por blusas lisas e usadas por dentro da calça quando optar pela terceira peça, seja casaco, jaqueta ou outra, é importantíssimo para criar um visual harmônico e sem exageros, principalmente se a escolha da calça não seja em tecido liso.
A tendência para o inverno 2018 aponta para a calça clochard não só em tecido liso como também o xadrez, o listrado, o xadrez príncipe de Gales e em couro. Além disso, a calça ganhou pernas mais largas em alguns modelos, mas a tradicional “cenoura” ainda continua em alta. Assim, a escolha de blusas, camisas, croppeds e a terceira peça, tem que estar em perfeita sintonia tanto com a estampa, como com o material.

Modelo Plus Size e a calça clochard

Como já dissemos a calça clochard é bem democrática. As mulheres plus size, com quadril largo e pernas grossas, podem usar tranquilamente esse modelo de calça. Um truque para disfarçar os quilinhos a mais é optar por um visual monocromático até mesmo se optar pela terceira peça.
Além de ser super elegante e discreto, o uso de somente uma cor proporciona visualmente uma silhueta mais alongada. Para os sapatos, a escolha por scarpin nude é excelente por ele alongar a perna. Outra opção é o básico scarpin preto.
Calça Clochard
Calça Clochard

0 comentários:

Postar um comentário