O Que é Leite Dourado e Quais São Seus Benefícios?

11 de agosto de 2019


Há ouro enterrado no solo do subcontinente indiano, mas este não vem na forma de pepitas rochosas, mas uma raiz poderosa: cúrcuma (ou açafrão-da-terra). O pó de ouro que a raiz produz está em uso há milhares de anos no sul da Ásia como corante, especiaria e também na medicina tradicional. 

leite dourado
Além de adicionar um maravilhoso aroma, cor e sabor aos guisados de curry, o açafrão oferece uma série de benefícios para a saúde que o tornam um verdadeiro superalimento. Mas guisados e pratos de arroz não são a única maneira de ingerir essa preciosidade, e as bebidas à base de açafrão estão se tornando cada vez mais populares entre as pessoas preocupadas com a saúde. O leite dourado, bastante popular no momento, é uma bebida quente à base de açafrão com muitos benefícios deliciosos para você. Mas por que exatamente ingerir açafrão faz tão bem? 
Continue lendo para obter uma lista de benefícios do leite de açafrão, e confira a receita-bônus no final:
1. Contém um poderoso antioxidante
bebida de açafrão
Um componente importante da cúrcuma que lhe confere a sua cor dourada é o pigmento curcumina, que é um poderoso antioxidante. Antioxidantes ajudam a combater os danos celulares devido ao estresse oxidativo que resulta em envelhecimento, mutações de DNA e formação de tumores.
2. Reduz a inflamação
benefícios do açafrão
A curcumina é também um potente agente anti-inflamatório, assim como o gengibre, que é outro ingrediente de leite dourado. Crê-se que a inflamação crônica desempenha um papel importante em várias doenças crônicas, incluindo artrite, Alzheimer, Doença Inflamatória Intestinal, câncer e doenças cardíacas. A ingestão de leite dourado pode, assim, reduzir a dor nas articulações causada pela osteoartrite e pela artrite reumatoide. 
3. Faz bem para digestão
benefícios da cúrcuma
A cúrcuma estimula a produção de bílis, o que ajuda na digestão, remoção de resíduos e na digestão e absorção eficazes de gorduras. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias da curcumina podem prevenir a formação de úlceras em pessoas que sofrem de colite ulcerativa, um dos principais tipos de doença inflamatória intestinal.
4. Também é bom para o cérebro
leite dourado
Foi demonstrado que a ingestão de curcumina aumenta os níveis de uma certa proteína em nosso cérebro chamada Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (ou abreviadamente BDNF), que preenche um importante papel de proteção na função cerebral. Por outro lado, os níveis reduzidos de BDNF foram associados a prejuízo da função cognitiva, perda de memória, depressão e esquizofrenia.
5. Pode ter um papel ativo na luta contra o câncer
leite dourado
A curcumina também pode ter algumas propriedades anticâncer. Além de combater o estresse oxidativo e prevenir a formação de tumores, descobriu-se que a curcumina tem um efeito mais ativo no câncer existente. Estudos em tubos de ensaio mostraram que o ingrediente ativo da cúrcuma pode realmente matar as células cancerígenas. Dito isto, a evidência é ainda inconclusiva sobre se o efeito pode ser replicado in vivo. 
Como preparar leite dourado:
leite dourado
Ingredientes para duas porções:  


• 1 xícara de leite (para uma opção vegana, use ½ xícara de leite de coco e ½ xícara de leite de amêndoa)
• 1 colher de chá de açafrão
• Uma pitada de gengibre em pó
• Uma pitada de pimenta-do-reino
• ¼ de colher de canela em pó (ou uma canela em pau)
• 1 colher de chá de mel ou xarope de bordo (para a opção vegana, adicione ½ colher de sopa de óleo de coco) 


Instruções: 

Adicione todos os ingredientes em uma panela, misture bem e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo ocasionalmente, tomando cuidado para não deixar ferver. É simples assim! 

0 comentários:

Postar um comentário